sábado, 16 de novembro de 2019

O meu caminho

Acho melhor me apresentar.
Sou uma buscadora. Desde que me entendo por gente. Desde a adolecência. Li Krishnamurti nas dunas do Ceará, participei de retiros zen budistas nas montanhas do Espírito Santo, viajei ao oriente. Tudo isso antes dos 21 anos.
Depois confesso, que fui absorvida pelo medo de não ser aceita pela sociedade, o medo do desamor. Voltei, casei, procurei empregos, me formei na faculdade e tinha uma vida bem confortável vamos assim dizer.
Mas não era feliz. Por dentro. Você precisa fechar os olhos e olhar para dentro de você para responder essa pergunta, ouvir a resposta e admitir o que vem.
Hoje sou feliz porque estou no caminho do "dharma". Cansei de brincar na matrix e tomei a pílula vermelha. Quero encarar a realidade como ela é. A realidade da minha alma, dos desejos da alma. E isso que eu sigo, é esse meu caminho.
Uma vez me disseram: "Acho que a pior pessoa é aquela forte por fora e mole por dentro". "Mole" quer dizer aquele que não é fiel aos seus valores. Que mente, que rouba, que cobiça. Que é muito preocupado com  oque os outros pensam sobre ele. Que se engana para agradar o outro. Isso é uma pessoa mole, preguiçosa. Que vive na zona de conforto emocional. Todos podemos mais. E devemos nos arriscar em busca desta libertação. Sermos "moles" por fora, chorar, rir, rir de si mesmo, vestir-se e portar-se da melhor forma que lhe convier, tratar todos muito bem, a natureza e os animais inclusive. Se divertir. Amar. E por dentro, uma rocha nos princípios e valores. Disciplina, rigidez de caráter, vontade de viver um dia melhor do que o outro.
Hoje me ocupo profissionalmente de várias formas. Trabalhos que não ferem meu espírito, que alimentam meu cotidiano de saúde, estímulos mentais e habilidades emocionais.
Porém o meu objetivo não é fazer. E ser. E é por isso que escrevo esse blog. Para me libertar.
Aqui vou escrever sobre dicas de como seguir o caminho do Dharma. O good karma living.
Práticas diárias, leituras, receitas, exercícios e muito mais. Tudo que eu acho interessante e útil , no caminho do conhecimento de si mesmo. Da liberdade. Do amor. Da salvação. Om Hare Om





segunda-feira, 22 de julho de 2019

Quando você sabe que está ficando igual `a sua mãe

Hoje acordei e sem me dar conta , abri meu computador dentro da sala, porque está frio, do contrário, iria para o terraço, encima da toalha de mesa.
Hábito estranho esse. O da toalha. Como veio parar em mim? Anos atrás eu jamais faria isso.
Minha mãe faz. E minha avó também tinha uma toalha de algodão grosso, com poucas estampas, forrando a mesa da copa.
Chocada!
Alguém me explica por favor como , que esses hábitos se manifestam em nossas vidas?
Outro hábito que tem se manifestado em mim depois dos 40 anos: dormir de máscara de avião e adormecer ouvindo um "ruidozinho"... meus pais usavam (usam) radinho de pilha, mas eu já passei para o "iphone" e me apeguei aos podcasts e meditações on line.
Porque somos tão igual aos nossos pais?

terça-feira, 2 de julho de 2019

Exercícios de respiração para desenvolvimento pessoal



Respirar é para todas as pessoas, independente de idade, gênero, aptidão física e filosofia espiritual.

O objetivo da prática, é expandir o conhecimento e a capacidade individual de ir além. De trazer mais controle, poder e saúde para o corpo, mente, espírito.

A base dos exercícios são a yoga e a experiencia pessoal de alguns atletas  e treinadores, que aplicam esses exercicios, em sua rotina. Como o surfista de ondas grandes e meu marido, Carlos Burle.

O ideal é que você não faça a respiração logo que acordar, dê-se uns 10 min de intervalo entre o despertar e o início dos exercícios.

Pela manhã é o ideal, de estômago vazio.
Faça alguns movimentos antes de começar. Movimentos circulares com o quadril em quatro apoios, ou em pé, solte o pescoço, alongue os braços, deite-se de costas e puxe os joelhos para o seu peito. Mexa-se um pouco.

Vamos lá:
1) Comece sentado. Na posição mais confortável para você.
Coluna ereta.
Eu prefiro as posições tradicionais do yoga. Com as pernas cruzadas, uma almofada na base da coluna.
De olhos fechados. Respiracão tranquila.
Respiração constante, lenta, profunda, silenciosa por 5 min aprox.
Procure perceber que você não precisa inspirar tanto ar , (como costuma fazer). Experimente inspirar 10% menos ar do que você está acostumado.
Observe se consegue acalmar mais a respiração, diminuindo os batimentos cardíacos.

2) Agora, na proxima expiração, "sugue" o abdomen para dentro.
Se quiser e conhecer, experimente usar os bandhas. Muladhara, Uddyana, Jalandhara e Ketchari Mudra, durante a retenção.
Feche os olhos.
*Se estiver no seu período,  apenas permaneça sem ar nos pulmões, sem a contração.
Comece a "apalpar" toda a cavidade abdominal com o abdomen vazio. Encontre pontos de tensão com os dedos e faça uma massagem para liberar esses pontos.
Quando precisar inspirar, relaxe o abdomen e inspire calmamente.
Repita por 3x. Tempo total do exercício 5min.

3)Ainda sentado. De olhos fechados.
Respiração de 4 etapas. Ou respiracão "quadrada".
Aqui você desenha um "quadrado" mental na sua frente e segue o ritmo de inspirar, reter o pulmão com ar, expirar e reter o pulmão sem ar pelo mesmo tempo.
Comece o ciclo com 3 segundos.
Depois passe para 5 segundos, 10 segundos.
O importante, é na volta expiração, controlar a saída do ar pelo tempo que voce determinou e na inspiração, não inspirar tudo de uma vez.
Controle e calma.
Repita esse exercicio por 5 min a 10min.
Volte calmamente, respire relaxado e abra os olhos.

4) Agora em pé.
Comece a andar respirando normalmente.
Na próxima expiração, permaneça com os pulmões vazios e caminhe o máximo de passos que conseguir... 10,20, 30, 40... quando chegar ao seu limite, inspire só 10% da sua capacidade pulmonar e ande mais 10 passos. Quando precisar inspirar, solte aquele ar que você inspirou e ande mais 10 passos. Repita essa sequencia por 1min30s. E normal sentir formigamento nas extremidades ou algum desconforto emocional.
Faça esse ciclo por mais 3x.
Termine caminhando por mais 3 min liberando todo o corpo e respirando normalmente.

Atenção, de nada vale esse exercício sem concentrar na respiração.
Desligue o celular, vá para um lugar tranquilo, sem interrupção de outras pessoas ou sons.
Reporte sua evolução num diário.
Você não vai morrer sem ar. Uma pessoa normal , treinada, consegue ficar até 3 min sem ar e sem complicações físicas. Muito pelo contrário.


Namastê





Treino de apnéia negativa na piscina 3:05min

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Você conhece seu poder interior?

Gandhi disse: "Conheça o seu poder interior, não tente dominar o outro".
Essa frase me pegou hoje cedo, enquanto eu fazia meu café e ouvia um podcast do RamDass (https://www.ramdass.org/ram-dass-here-and-now-ep-145-here-we-are/?gclid=CjwKCAjwr8zoBRA0EiwANmvpYPJ0ylwXG-291omog4I-cww7vZkZ1bprvXf1dsdLB9Bw9CIU4PucThoCCc8QAvD_BwE)
E muito interessante como os questionamentos vem a nós.
Paralelamente, leio a biografia de Maria Silvia, executiva brasileira de competencia extraordinária, que conseguiu se infiltrar numa área de atuação dominada pelos homens.
Tenho certeza que foi muito mais difícil do que imaginamos e espero que Maria Silvia tenha seguido o caminho certo para satisfazer a sua alma, nada mais.
Minha história é de submissão.
Por mais que me achasse dona do meu destino, hoje percebo que a submissão aos homens, que cruzaram minha vida foi total. Inquestionável no plano consciente.
Eu poderia fazer o que quisesse, achava. Mas até certo ponto.
Ontem, vivi uma situação muito constrangedora no ambiente profissional, onde sofri o que entendi como uma "ameaça" , e recuei. Não vale a pena acusar ou julgar a figura masculina , que se envolveu nessa discussão comigo. O fato é que, quando um homem "cresce" verbalmente, posturalmente, apenas com um olhar , me sinto fragilizada e recuo.
Recuo porque não aguento o enfrentamento. Não quero ver aonde isso daria. Recuo porque foi assim que eu nasci, aprendi e cresci.
Sei que isso é uma atitude de dominância do "macho". Uma atitude provavelmente até inconsciente. "As mulheres eu domino fisicamente, os homens eu enfrento e desafio até vencer e ganhar admiração e respeito de todos".
Isso é "food for thoughts " para os homens. Talvez também mulheres, que se identificam com o masculino. E opa! se sobrepõe facilmente, da mesma forma, `as outras mulheres com certeza!
Visitando o meu ser, descubro que a minha natureza (feminina) é de colaboração, não competição.
O que me faz feliz é nutrir, gerar, cuidar. Dos nossos filhos, do filho dos outros, da natureza, dos nossos companheiros. Isso satisfaz minha alma.
Sigo a semana tentando equilibrar a liberdade, felicidade e evolução.
E você? Qual sua história?
Namaste
#goodkarmaliving

quinta-feira, 13 de junho de 2019

The Yamas: Satya

Yamas.

















Yamas is a combination of 8 principles, that accordingly to the #yogasutras, if followed on your everyday life, will lead you to a more fullfiling spiritual development.

The second principle is
1) Satya

Satya is to be honest. First with yourself, than with everybody around you would unfold without effort.
When we master "satya" inside ourselves, we gain the power, the "siddhi" of manifesting the truth. So, what we say and do, is actually what it is.
This is a lifetime exercise, but every little step brings ourselves to another, and so on.

Yoga is a great way to start practicing, as asanas and breathing exercices helps us release our inner truths, and reciting mantras and meditation helps us unveiled the causes of our emotions and behaviours.

One day, you'll feel more free from your old believes and be more connected to your "truth". So, you'll be the truth, speak the truth, live the truth and practice satya naturally.

Here's a suggested yoga practise from the Yoga Journal
to bring your attention to Satya in your life:
https://www.yogajournal.com/yoga-101/yama-satya-truthfulness-yoga-practice

Namaste!
Ligia

quarta-feira, 5 de junho de 2019

The Yamas: Ahimsa


Yamas.

Yamas is a combination of 8 principles, that accordingly to the #yogasutras, if followed on your everyday life, will lead you to a more fullfilllign spiritual development.

The first principle is
1) Ahimsa.

Ahimsa is the process of becoming free of all violence, injury or harm towards others. And oneself. The goal is to neutralize our impulses toward agression.

That's how google explains it:
It's a word in Sanskrit, that means "respect for all living things and avoidance of violence toward others". 

Gandhi started writing and talking about it largely on his books, and so it became more known to the westerns.

https://www.amazon.com/Mohandas-K-Gandhi-Autobiography-Experiments/dp/0486245934

Also found this very interesting:
https://www.youtube.com/watch?v=gmQkhTHb5aQ

And as a suggestion for you  to start with, why not go #leatherfree #100%veganleather ?
From now on, be aware of the leather products you daily use, and slowly , start replacing them for vegetable sourced leather.
Such as found in this 100% vegan shoe factory in Brazil!
I personally will struggle, but am willing to try.
https://en.useahimsa.com/

Namaste!



quinta-feira, 16 de maio de 2019

¡Somos jóvenes estudiantes, somos el futuro!





Ano passado fomos convidados por esta ong para conhecer seus projetos, e claro, apoiado por patrocinadores locais, cada onda surfada, valeu um dolar para projeto com escolas públicas. One dollar per wave!

Vale a pena assitir ao vídeo. E conhecer o Panamá, país encantador, com pessoas acolhedoras e comida maravilhosa!


terça-feira, 14 de maio de 2019

Para começar a meditar







Esse é um excelente vídeo tutorial para quem quer aprender a meditar.

Adorei a narrativa simples e bem completa.

Medite! Vai fazer diferença na sua vida. Just do it. Sente e fique imóvel. E é basicamente só isso!

Algo entre 5min a 21 dias é o comum nos tempos de hoje.

Minha meta é todos os dias por no mínimo 20 min, antes do sol nascer.

Porque antes do sol nascer?

Porque eu gosto desse horário. Cria disciplina , é silencioso. E porque depois a "casa" acorda e aí já viu... tudo o resto é distração! Não sou disciplinada, `as vezes não quero acordar cedo. Mas toda evolução tem um certo sacrifício....

Um dia quero ter um grupo para meditar comigo. Ler um texto inspirador, meditar, tomar um chá.
Chego lá!

Namastê

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Overcoming judgements

First thing I'm telling myself nowaday is.... "who's judging?"
For a long time, the answer was "my mom".... and it felt very unconfortable, very imprisionant, very limiting... very!
After sometime, it became the "society" . My friends, and the friends of my friends who I really never met. "What would they think about my dress, my hair, my speech, the people I like to hang out with ?"
And that was again very limiting. If I could describe myself, it was like wearing clothes that didn't fit.
My love partner was again someone who I "didn't want to let down", and "letting down" meant meeting his expectations about myself. Not really mine.
And more recently, the social media. Oh wow! Now judgements and self-acceptance, went to another stratospherical level! Literraly billions of people looking at you and having their own opinion about yourself. Usually different, from what you think.
Scary, imprisioning, limiting, once again. Who's judging you? And why do you feel so ashamed ?
My personal goal is to remember myself that it won't stop, unless you stop caring. Only you can judge yourself.
I want to fly. Somebody would promplty say:" But you don't have wings!" . There are many ways I can fly... come on, use your imagination! But that person's saying could stuck in my head, and then I could give up on my dream. Forever. And regret it. Or....I can just go ahead and do it! Regardless what people think.
I want to go deep inside of me and I am afraid of what I'll see. Maybe it's not good enough, but most likely it will be too good for the people and environment I'm around today. And that's scary.
Ligia, be fearless, and do it! Regret only the things you didn't do.
With love,
me

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Overcoming bad habits

Aloha!
Who never woke up in the morning saying : "I will never drink again!" ... I did!
I have terrible headaches when I drink, and it doesn't have to be a lot.....
It's not only the physical disconfort, is the emotional disconfort too! Surfing the day after a party feels weard... for me only, maybe... I'm not that strong, I'm not that brave. I feel ... vulnerable.
But today, I want to talk about how I overcome bad habits.
Our brain is incredibly efficient in reducing complex decisions to either "yes" , or "no". Usually, your habit wins. What you're most used to do, requires the least strenght, that's why we should act right away when implementing a "new" habit.
I have a few tips, although they're not easy, they work for me.
1) New habits, require new environment and new companies.
I'm very much influenced by the place where I am at and the people I'm surrounded by.
If you can not run, try to hide. I mean, stay home, read a book, write, whatch a movie, but don't go out with people who are not on the same mood.
If you can't run away from your family, at least 1 or 2 nights a week, say goodnight before they get you crazy or wake up earlier than usual and do what you want to do: exercice, meditate, eat right, cook, fast.
2) Before you act, stop, breath and write the consequences of what you're about to do. Draw a picture of it. If it's eat a piece of cake, or smoke, or drink, draw how you're gonna be like after you do it, in an hour, in a day, in a lifetime with this habit. And now do the opposite, draw you without that compulsion.
3) Find good sources of informations, that will keep you motivated. Search for instagram posts, that only make you feel good about yourself, and that inspires you somehow and tag them. Read, listen to podcasts (I specially love doing this, since I can listen to interesting things while driving, cleaning, cooking, resting), or listen to music that suits your higher self!
Discipline is the key to greater achievements.
;)
Ligia
This is me, overcoming my lazyness in the afternoon and going surfing! Of course it was worthy!

quinta-feira, 18 de abril de 2019

How to make ghee



Aloha! making gheehe super ayurvedic food,  is super simple.
Find the best quality butter you can find. Blessed free range cows' are the best, but since we know this is not always possible, just THE best (probably the most expensive one) is fine.
Non salted, preferably.
Choose a pan where you could hi -heat the ghee. Usually what you'll get is

1/3 off the original quantity, so make sure you have enough for your jar. (Glass jar, to avoid contaminations, and clean it well and dry it well too!). Put the butter inside, heat it up and stri it until its melted. When it starts to cook, you'll see a white foam coming to the surface. take it all out. Some residues will also stay in the bottom. Your ghee is the transparent oil , all the other whitish residues, you can through away (or give it to someone who know how to coik better than I do ;) ).
Google says: " Ghee is an excellent source of fat-soluble vitamins and healthy fatty acids, which aids in weight loss". That alone would make half of the people who read this, add this ingredient in your diet.
Also, Ghee, as any healthy fat, helps lubrificating joints, even boosting your skin hydration and lowering your cholesterol. A tablespoon of ghee every morning with hot water can provide you with a lot of health benefits.
For those who love coffee like me, try it on your bulletcoffee!
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7711384669857998025#editor/target=post;postID=5114306563717943885;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=1;src=postname
Namaste!






sábado, 23 de março de 2019

Colágeno, "bullet proof " coffee e "ghee" , como tomar


Eu sou uma pessoa sensível.
Sensível do ponto de vista "sutil". Sinto muito as coisas. Dor, calor, frio, presença de energias boas e ruins, tensão, espíritos...
Posologia de suplementos e cremes de beleza? uso metade do tempo do indicado no rótulo. Perfumes? Só os suaves.
Gosto do silêncio, do calmo, do morno, do agradável, dos sons da natureza. Da chuva e dos pássaros. Para mim, eles nunca exageram.
Mas voltando ao colágeno!
Esse colágeno me persegue desde que eu tenho uns 35 anos... "Aos 25 já começamos a perder a elasticidade da pele..." - já dizia uma dermatologista, que não vou mais....
Tenho pesquisado que, sem mesmo saber se realmente funciona, é aconselhável tomar o tal colágeno.
Mas não pode ser junto com proteína... `a noite, também me dá insônia.
Também me dá espirros! (falei que eu era sensível)!
Agora , tomo com meu "bullet proof"* coffee de manhã! Tá dando certo! Sem alergias e não sei se é o colágeno ou o que, me sinto ótima...pele com boa elasticidade! Sofrida do sol, mas fazer o que né? Surfista não tem pele impecável aos 40 anos....
Beijo queridos
* Bullet Proof coffee, para quem ainda não tá ligado, é aquele café com "gordura" do bem. Pode ser café preto com uma colherada de ghee**, manteiga de boa qualidade, óleo de coco.
**Você sabe fazer "ghee" ? Sabe o que é pelo menos? E manteiga clarificada. Usada na culinária indiana há pelo menos 5 mil anos (tudo que "é usado a 5mil anos , eu acho que faz bem, porque se não fizesse, já teriam parado de usar....). Vou resumir a receita, mas é bem fácil: Escolha a melhor manteiga que puder (isso, a mais cara). Que venha num pote que não seja de plástico, que já vem estragando ela desde o começo... Muito bem, coloque 500g de manteiga numa panela pequena e cozinhe em fogo baixo por alguns minutos... 5 min... desligue o fogo e vá coando toda a nata, que ficou no topo. Depois que esfriar, retire o que sobrou da panela com calma, deixando o resto das impurezas no fundo. Eu uso um pote de vidro para colocar a mistura amarela clara.
Dúvidas, me mandem mensagens. ;)